terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Modelo Atômico de Rutherford


Em 1911, Ernest Rutherford, estudando a trajetória de partículas (alfa) (partículas positivas) emitidas pelo elemento radioativo polônio, bombardeou uma lâmina fina de ouro. Ele observou que a maioria das partículas (alfa) atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio em sua trajetória; que algumas das partículas sofriam desvio em sua trajetória; outras, em número muito pequeno, batiam na lâmina e voltavam. 

Veja as gravuras que se seguem:


Observa-se que...

Rutherford concluiu que a lâmina de ouro não era constituída de átomos maciços e propôs que um átomo seria constituído de um núcleo muito pequeno carregado positivamente (no centro do átomo) e muito denso, rodeado por uma região comparativamente grande onde estariam os elétrons em movimentos orbitais. Essa região foi chamada de eletrosfera.
Segundo o modelo de Rutherford, o tamanho do átomo seria de 10 000 e 100 000 vezes maior que seu núcleo.

Observemos que Rutherford teve que admitir os elétrons orbitando ao redor do núcleo, porque, sendo eles negativos, se estivessem parados, acabariam indo de encontro ao núcleo, que é positivo.


Rutherford concluiu que o átomo não é maciço nem indivisível. O átomo seria formado por um núcleo muito pequeno, com carga positiva, onde estaria concentrada praticamente toda a sua massa. Ao redor do núcleo ficariam os elétrons, neutralizando sua carga. Este é o modelo do átomo nucleado, um modelo que foi comparado ao sistema planetário, onde o Sol seria o núcleo e os planetas seriam os elétrons.

A experiência de Rutherford constituiu-se no bombardeio de uma finíssima lâmina de ouro por um feixe de partículas alfa.
Experiência de Rutherford
As seguintes observações foram feitas a partir do experimento:
  • A grande maioria das partículas atravessou a lâmina sofrendo pouco ou nenhum desvio;
  • Uma pequena parte das partículas atravessou a lâmina sofrendo um grande desvio.
Por ter a partícula alfa carga positiva foi possível concluir que o átomo possui uma região central, que concentra a massa e tem carga positiva, denominada núcleo e outra região periférica que apresenta um grande vazio com elétrons distrubuídos de forma bastante dispersa, denominada eletrosfera.




Veja a figura abaixo com ficou a estrutura do átomo segundo RUTHERFORD:





-->
Exercícios de Aula:

1. Ernest Rutherford realizou um experimento com o objetivo de comprovar a veracidade do modelo de Thomson. Este modelo também foi superado rapidamente com o surgimento da teoria quântica, que revolucionou a ciência no século XX. O que dizia o modelo de Thomson?
a) O átomo teria um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera com carga negativa.
b) O átomo seria indivisível e eletricamente neutro.
c) O átomo seria como um "pudim" compacto (sem espaços vazios) de carga negativa, com cargas positivas espalhadas em seu interior, em número suficiente para tornar o conjunto neutro.
d) O átomo seria como um "pudim" compacto (sem espaços vazios) de carga positiva, com cargas negativas espalhadas em seu interior, em número suficiente para tornar o conjunto neutro.
e) O átomo seria como o sistema solar, com um núcleo contendo prótons e nêutrons e órbitas contendo elétrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário